Legislação Ambiental


Evolução da legislação ambiental no Brasil


Sabemos que o Brasil foi "descoberto" em 1500, mas quando se iniciou a atuação da legislação ambiental? A preocupação deu inicio após a necessidade de regulamentar a pesca da baleia, isso mesmo, em 1602. Logo após a Proclamação da República, tivemos muitas leis editadas, principalmente relacionadas ao pau-brasil. Esta espécie arbórea que foi amplamente explorada, assim como a mineração com a extração do ouro. Você sabe qual foi a primeira constituição brasileira? Foi em 1824, mas somente em 1934 foi que surgiram os principais diplomas legais na área ambiental. Diga-se de passagem o Código de Águas em 1934, o Código Florestal em 1965 e o Código de Mineração em 1927.

Alguns anos depois, surgiu uma das leis mais importantes até hoje, a lei 6.938/81. Ela trata da Política Nacional do Meio Ambiente, instituiu o CONAMA, que é responsável pelo estabelecimento de normas e critérios para o licenciamento ambiental. Não acaba por aqui, mas por fim desta postagem, temos a lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98. Aqui foi disciplinadas as condutas lesivas ao meio ambiente e suas devidas sanções administrativas e penais.

A lei de Crimes Ambientais 9.605/98 é muito importante e interessantíssima! Você pode conhecer muito bem ela e seus aspectos biológicos e extralegais clicando aqui.



Lei de Crimes Ambientais 9.605/98

A lei 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Nela, constam diversos conceitos biológicos que são importantes para você, por exemplo:

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Fauna silvestre: São aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais.

Fauna Nativa: É o conjunto de espécies animais quem vivem numa determinada área.

Migração de animais: No contexto de migrações globais, podemos dividir o deslocamento dos animais em dois grupos: navegação vetorial e navegação verdadeira. A navegação vetorial é caracterizada pela capacidade do animal em manter uma orientação pré-determinada para alcançar um objetivo migratório, durante um certo tempo e uma certa distância. Já a navegação verdadeira é caracterizada pela capacidade do animal de alcançar uma determinada localização, ainda que esteja fora dos padrões normais de deslocamento do animal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nova Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

Gestor Ambiental pode fazer Perícia Ambiental?

O que faz um Gestor Ambiental e onde pode atuar?