Auditoria e Diagnóstico Ambiental


 

Introdução a Diagnóstico Ambiental


Afinal, você sabe o que é um Diagnóstico Ambiental e pra o que ele serve? Ele é uma parte importante do Estudo de Impacto Ambiental de qualidade dos sistemas ambientais. É aqui que descrevemos e analisamos os fatores ambientais, daí sua importância. Para realizar o Diagnóstico, temos que seguir termos de referência específicos para o projeto em análise, contemplando os fatores ambientais que sejam relevantes dos meios biológicos, físicos e antrópicos, como também programas e planos de governo e a legislação.

Aqui no Diagnóstico é exposto as interações entre esses meios e os respectivos métodos adotados para a análise, objetivando descrever as inter-relações dos componentes bióticos, abióticos e antrópicos dos sistemas. Diante disso, é necessário incluir as chamadas áreas de influência, já ouviu falar? A partir das análises dos fatores ambientais e suas relações conseguimos identificar as áreas que serão afetadas pela instalação do empreendimento por exemplo.

Essas áreas de influência estão divididas em Diretas e Indiretas. Não preciso falar que é um tema muito importante para o profissional que lida com o meio ambiente não é mesmo? Por isso a necessidade de aprender cada vez mais. As áreas de influência variam de projeto a projeto, pois cada um tem suas peculiaridades, e isso você pode aprender clicando aqui. Na verdade, isso e muito mais!



Fatores Ambientais 

Utilizados no Diagnóstico Ambiental, os fatores ambientais englobam as variáveis suscetíveis de sofrer direta ou indiretamente os efeitos das ações executadas na fase de planejamento, implantação e operação do empreendimento. O grau de detalhamento desses fatores dependerá das características do empreendimento e da relevância dos fatores, dependendo da localização e dos critérios adotados pela equipe responsável pelo estudo.

Fatores Ambientais – Meio Físico

O meio físico representa o substrato físico onde a vida se desenvolve. Os aspectos físicos a serem abordados serão os necessários para a caracterização do meio físico, de acordo com o tipo e porte do empreendimento, considerando as características da região.

Fatores Ambientais – Meio Biológico

O meio biológico consiste no conjunto de plantas e de animais e nas suas inter-relações envolvendo troca de matéria e energia. São os ecossistemas naturais, a flora e a fauna. Como no meio físico, os fatores que deverão ser abordados no meio biológico serão aqueles que caracterizam tal meio, de acordo com o tipo do empreendimento, levando-se em conta as características da região.

Fatores Ambientais – Meio Antrópico

O ser humano faz parte do reino animal e poderia ser incluído na fauna do meio biológico, mas, devido à sua enorme capacidade de produzir modificações relevantes no meio natural, merece ter um domínio próprio específico, chamado de meio socioeconômico ou antrópico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nova Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais

Gestor Ambiental pode fazer Perícia Ambiental?

O que faz um Gestor Ambiental e onde pode atuar?