Biologia Ambiental
Introdução à Ecologia
Para responder essas perguntas, devemos conhecer melhor sobre os seres vivos que habitam o globo terrestre e compreender a relação que possuem com o ambiente em que vivem. Para isso, utilizaremos os conhecimentos da Ecologia e iremos descobrir que naturalmente trazemos ao longo da história natural do homem uma grande bagagem de conhecimento ecológico.
Todos nós, em diversos instantes de nossas vidas, paramos para olhar o mundo a nossa volta. Apreciamos um belo nascer ou pôr do Sol. Inspiramo-nos com as paisagens, com os morros e as florestas pulsantes de tanta vida. Buscamos estar em meio a natureza visitando lagos, rios e cachoeiras para descansar e respirar o ar puro. Encantamo-nos com a grandiosidade do universo olhando as estrelas e nos percebemos pequenos seres perante tamanha beleza do mundo o qual habitamos. Momentos como esse estão relacionados com a nossa história natural de vida, onde originalmente interagíamos harmoniosamente com o meio.
Tendo por base o ponto de vista ecológico, o nosso planeta é estruturado por sistemas estabelecidos ao longo do tempo e do espaço entre os seres vivos e o meio ambiente em que convivem. O conjunto dessas interações ecológicas compõem os ecossistemas. Como esse conjunto de interações ocorre tanto entre os organismos vivos como entre os organismos e o ambiente, os ecossistemas são estruturados por dois tipos de componentes:
Componentes abióticos (não vivos): condições físicas e químicas do ambiente. Ex.: quantidade de luz, temperatura, água, nutrientes, potencial de hidrogênio, pressão atmosférica, etc.;
Componentes bióticos (seres vivos). Ex.: animais, plantas, vírus, bactérias, fungos;
Comentários
Enviar um comentário