3 Erros mais comuns dos estudantes de Gestão Ambiental
Todos nós cometemos erros não é mesmo? O graduando em Gestão Ambiental não foge disso, mas nem sempre é perceptível. Por isso estou fazendo esse post, assim você vai despertar em alguns pontos e resolver o quanto antes.
O curso de Gestão Ambiental EAD dura em média 2 anos, variando de acordo com a faculdade. Há faculdades em que as disciplinas são conjuntas e outras são individualizadas (cada mês é uma disciplina e no final do semestre tem a prova com todas elas). Acredito que essa última forma é a mais comum.
Erro 1 - Negligenciar disciplina
Pelo fato de, por exemplo, em fevereiro você ter a disciplina "x", março outra... e a prova acontecer em junho, a gente acaba esquecendo facilmente as primeiras disciplinas. O que você deve fazer é, finalizar a primeira disciplina normalmente e após isso, particionar o seu tempo de estudo durante os próximos meses.
Exemplo:
Janeiro - Ecologia Aplicada
Fevereiro - Microbiologia
Março - Gestão de Resíduos
Abril - Empreendedorismo
Maio - Saúde e Meio Ambiente
Junho - Provas 🙀
Digamos que você estude 3 horas/dia.
Após janeiro -> 2:30 horas (Microbiologia) 30 minutos (Ecologia Aplicada)
Após Fevereiro -> 2 horas (Gestão de Resíduos) 30 minutos (Ecologia Aplicada) 30 minutos (Microbiologia)
Após Março -> 1 hora (Empreendedorismo)(menos relevante) 1 hora (Ecologia Aplicada) 30 minutos (Gestão de Resíduos) 30 minutos (Microbiologia)
E assim sucessivamente.
Erro 2 - Não escolher uma área
A gestão ambiental é uma profissão, assim como diversas outras, que trabalha num meio multidisciplinar, isso quer dizer que existem diversos fatores para serem observados e que é inviável para somente 1 profissional. Nas equipes de licenciamento ambiental, por exemplo, constam o gestor ambiental, o engenheiro ambiental, o biólogo, o geólogo e os quais mais forem necessários. Por isso a importância de você procurar "o seu lugar". Você gosta mais de estudar os solos? Georreferenciamento? Você gosta mais de gerir resíduos? Tem um tipo preferido?
E caso deseje saber mais sobre as atuações do Gestor Ambiental e decidir saber o que você pode fazer, é só clicar aqui.
Erro 3 - Esperar sentado por emprego
O mercado de trabalho está cada vez mais difícil, não seria diferente para o Gestor Ambiental.
Você como gestor ou gestora, pode começar sozinho ou sozinha. Desde a faculdade, é melhor ainda, juntando as 2 etapas anteriores. Durante a graduação você relaciona todas as disciplinas, encontra seu foco e trabalha nele.
A necessidade atual é: profissionais. Profissional não é aquele que possui diploma.
Em geral, a faculdade "seca" não torna a pessoa suficiente para ter um diferencial no mercado de trabalho, justamente pelo fato de todos os graduandos saírem "iguais". Você é especialista em quê?
Abaixo eu lhe mostro alguns cursos que você pode fazer (custo baixíssimo) durante a graduação, para horas complementares e também para se aprofundar em um tema específico, todos com certificado. Olha ai o diferencial.
Comentários
Enviar um comentário